21 de julho de 2009

1º B.O. Universitário Sábado Dia 29/08, não percam

Aguardem... No dia 29 de Agosto acontece a maior festa de Sertanejo Universitário que Cafelândia já viu! Não Percam!!!

[Click na imagem para ver melhor]

Prefeitura atende reivindicação do Bairro Floresta

Teve início na última semana no bairro Floresta em Cafelândia, a construção de galerias a fim de resolver o problema de escoamento de águas pluviais no bairro.
Segundo informações do secretário de Obras e Serviços Públicos, João Beppler, a água da chuva sem ter para onde ir, ficava acumulada próxima à PR-180 que liga o município até a comunidade de Central Santa Cruz, criando enormes poças e levando barro para a estrada, o que deixava o trecho praticamente intransitável.
O prefeito de Cafelândia, Dr. Franus, esteve visitando a obra acompanhado do vice prefeito Arlindo de Matia e também do secretário João Beppler e destaca que apesar de não aparecerem, as galerias são fundamentais. “Eu estou afastado por alguns dias devido a minha saúde, mas da mesma forma eu quis estar aqui para ver como andam os trabalhos. Eu sei que esta é uma reivindicação com mais de 10 anos dos moradores, mas sei também que com isso não só o bairro floresta será beneficiado e sim toda a comunidade que precisa trafegar por aqui”, comenta o prefeito.

Foto Legenda


PROGRAMA ANAHY MAIS BELA: O projeto Anahy mais bela realizado pela administração municipal, já está dando um colorido especial aos prédios públicos do município. Um dos prédios que recebeu a pintura em cores padronizadas foi o Centro de Saúde local, o que deixou o ambiente mais agradável.

Anahy renova frota municipal de veículos

Com recursos próprios na ordem de mais de R$ 80 mil a prefeitura de Anahy adquiriu quatro veículos novos para equipar a frota municipal.
Os veículos, Fiat Strada 0 km para o departamento rodoviário, uma moto 150 cilindradas 0 km para o setor de saúde e mais dois veículos uno Way 0 km também para o setor de saúde foram entregues em solenidade na última segunda-feira, 13.
Participaram da entrega o prefeito Joacir Lazzaretti e primeira dama Silvana, o vice-prefeito Orleu Bravalin e demais diretores de departamento e comunidade em geral.
O prefeito Joacir Lazzaretti ressaltou que uma das preocupações da administração é dar condições para o bom funcionamento da maquina pública, principalmente no setor de saúde. Com a entrega destes veículos será possível dar mais qualidade e agilidade aos atendimentos prestados pela saúde pública de Anahy. Lazzareti também lembrou que quando se investe em saúde se investe em qualidade de vida para população.

Centro de Saúde da Mulher e da Criança

A partir desta segundafeira, 20, serão retomadas as obras do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. A unidade irá prestar um atendimento específico para as mulheres e crianças e será equipada com aparelhos que permitem acompanhar o desenvolvimento do feto, além de serviços de odontologia, ginecologia, obstetrícia e pediatria.

Agroindústria e turismo rural são referência regional

Agregar o útil ao agradável. É desta forma que o município de Nova Aurora iniciou há cerca de quatro anos, as ações voltadas para o agronegócio familiar e turismo rural. Em consonância, as duas atividades vêm sendo desenvolvida através de uma junção de esforços, que concentra o poder público municipal, Emater, sindicatos rurais, instituições financeiras e acima de tudo o esforço e vontade do pequeno empreendedor rural.
Prova do crescimento deste setor no município, são as constantes visitas de comitvas de municípios da região e do estado que procuram Nova Aurora para agregar conhecimento e conseqüentemente aplicar em seus respectivos municípios. Além de comitivas representadas por lideranças dos municípios de Ubiratã, Campina da Lagoa e Juranda, entre os dias 14 e 15 deste mês lideranças do setor, da cidade de Candido de Abreu procurou o município para conhecer o trabalho voltado para esta atividade.
Agroindústrias
Em Nova Aurora atualmente são 13 agroindústrias legalizadas, e outras três em regime de legalização. O turismo rural, denominado Circuito do Sol, agrega 13 propriedades rurais, das quais a maioria delas atua também na agroindustrialização.
De acordo com o técnico em agropecuária da Emater, João Jamil Bernis, no início as dificuldades foram muitas, mas com muito esforço os empreendedores foram se capacitando e hoje já podem colher os frutos do trabalho. Segundo Jamil, acima de produzir está à parte burocrática para implantar uma agroindústria, pois é neste e outros sentidos que a Emater atua. “Saímos praticamente do zero e chegamos hoje a um nível que faz com que nós tornamos referência na região no agronegócio familiar e no turismo rural”, comemora o técnico.
Jamil frisa que no turismo rural, o município tem à disposição o professor Jacó Gimenes Consultor do Sebrae, que coordenada junto ao Conselho Municipal de Turismo Rural, as atividades do roteiro turístico, Circuito do Sol, aliado ao sistema de agroindústrias. “Sabemos do nosso potencial neste setor, e que ainda temos muito o que aprender, e fazer quando se trata de agroindustrialização, mas já estamos sendo procurados, e isso mostra o nosso crescimento”, conclui Jamil.

ACINA vai promover palestra motivacional

Boas idéias e criatividade são fatores essenciais tanto para empresários, como para comerciantes, porém para alguns pode faltar apenas a motivação.
Partindo deste conceito, e procurando oportunizar aos empresários e comerciantes meios que possam fortalecer ainda suas atividades, a administração municipal através da Secretária de Indústria e Comércio em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Nova Aurora (ACINA), promove na próxima sexta-feira, 24, palestra motivacional, com o renomado palestrante, Fabiano Brum (foto ao lado).
O evento será realizado no Centro Cultural, com início às 19h30min, e é aberto a todos, mas o foco principal da palestra são empresários, comerciantes, e seus respectivos colaboradores. As inscrições já podem ser feitas, na Acina, no horário de expediente.
O tema a ser abordado, é “Inovar, Desafios Para o Sucesso”, com enfoque no mercado e suas constantes inovações, e o aperfeiçoamento das diversas competências, que necessitam ser aprimoradas, desenvolvidas e avaliadas com visão de futuro e capacidade para superar desafios. Fabiano Brum é graduado em Ciências Contábeis e Pós Graduado em Gestão Empresarial. O palestrante utiliza a música para falar do mundo dos negócios.
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Audrey Brustolin, a iniciativa faz parte dos incentivos que o governo municipal tem proporcionado ao comércio local, mas acima de tudo prima pela qualidade das atividades de uma empresa no todo, desde o quadro de funcionários, até o mais alto escalão.

Produtores rurais recebem patrulha mecanizada

A administração municipal de Nova Aurora promoveu no sábado, 11, a entrega de mais uma patrulha mecanizada aos produtores rurais da comunidade de Alto Iguaçúzinho.
Os produtores receberam um plantio direto sete linhas e um trator de 88 CVs 4x4.
A cerimônia de entrega dos equipamentos foi marcada pela presença do deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), autor da emenda, a qual o município adquiriu a patrulha mecanizada, o prefeito Pedro Leandro Neto, vereadores, secretários e diretores de departamento, produtores rurais, e lideranças do município.
Em seu discurso o deputado Marcelo Almeida enfatizou a iniciativa dos vereadores Cláudio Xavier de Araújo e Maximino Brustolin, que reivindicaram junto a si a viabilidade da verba. Segundo ele, isso mostra que além do prefeito, os vereadores também têm os seus deputados, e isso faz com que toda a municipalidade saia ganhando.
O prefeito Pedro Leandro Neto, enalteceu o trabalho dos vereadores, que se mostram preocupados com a causa pública. Segundo o prefeito, alguns vereadores têm recorrido junto aos seus representantes na esfera federal, no intuito de fazer com que o município possa receber recursos para serem aplicados na agricultura como neste caso. Neto frisa que além da emenda, o município tem aplicado a sua contrapartida em valores bem superior ao que é exigido pela legislação, e desta forma adquiri produtos em maior quantidade e qualidade.
O produtor rural Osni Oening, que é presidente da Associação dos produtores rurais da comunidade, disse que o equipamento será muito útil aos produtores, que a partir de agora com um custo menor poderão produzir com maior rentabilidade. Ele agradece os incentivos que o poder público tem concedido aos produtores rurais do município, e ao mesmo tempo os equipamentos recebidos.

Conferência Rural será nesta terça-feira dia 21/07

A Conferência Municipal Rural de Nova Aurora que a principio seria realizada no dia 15, foi transferida para a próxima terça-feira, 21, no mesmo local e horário da data anterior, ou seja, no Centro Cultural as 13 horas.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura de Nova Aurora, Geninho Roberto Valcarenghi, o motivo de transferência de data seu devido à colheita do milho safrinha.

Segundo ele, muitos produtores ficaram impossibilitados de trabalhar nas duas últimas semanas devido às chuvas que caíram na região, e agora com as boas condições do tempo, os produtores não podem participar, porque terão que aproveitar o bom tempo para fazer a colheita.
Geninho frisou que a participação dos produtores mostra o fortalecimento da classe, que pode definir o que ela quer de prioridades em relação a suas atividades, pois na Conferência serão apontadas 10 propostas, que posteriormente serão encaminhadas para a Conferência regional que será realizada em Cascavel no dia 31 de julho.
“Esperamos contar com a participação de um grande número de produtores rurais, na Conferência Municipal do dia 21, porque é na Conferência que devemos apontar os nossos problemas e sugerir soluções para a área rural do nosso município, além de apontarmos seis membros que irão nos representar na Conferência regional”, conclui.

CRAS disponibiliza curso de salgados

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), disponibiliza diversos cursos para os Beneficiários do Programa Bolsa Família.
Durante essa semana foi realizado no Município de Nova Aurora o curso de salgados proporcionando aos participantes condições de aumentar a renda familiar. Para os dias 20, 21 e 22 de julho, além deste curso, vários outros estão sendo planejados, onde as famílias já podem se inscrever.
Os trabalhos do CRAS são direcionados para as áreas de maior vulnerabilidade, as pessoas inseridas no Programa Bolsa Família.

Prefeitura de Nova Aurora inicia operação tapa buracos

Durante os dias 14 e 15 de julho a prefeitura de Nova Aurora através da Secretária Obras e Urbanismo iniciou a operação tapa buracos nas ruas da cidade.
Os trabalhos foram desenvolvidos na Avenida São Luiz, na Rua Castro Alves, Souza Naves, Pará, Comendador Antônio Franco na Vila Simone e na Rua Melissa.
Porém os serviços tiveram que ter uma pausa por causa da chuva, e serão retomados assim que o tempo melhorar.

De acordo com o Secretário de Obras e Urbanismo Paulo Tagliari, com as constantes chuvas os buracos apareceram, e houve a necessidade de fazer este trabalho de tapa buracos, porém algumas ruas não deram tempo de terminar. “Como voltou choveu, tivemos que paralisar nossos trabalhos, mas quando estiar novamente irá terminar aqui na cidade e iremos iniciar no distrito de Marajó”, ressalta Paulo.
Nova Aurora vive um novo tempo, e com uma visão diferente a administração pública, está dando a devida atenção em todos os setores, principalmente em relação às vias públicas. Para prefeito Pedro Leandro Neto, o município deve ser olhado por inteiro, e no distrito de Marajó pode-se perceber a necessidade de recuperar as vias, para melhorar o acesso dos moradores.

Lions Clube empossa nova diretoria

No dia 03 de julho o Lions Clube de Nova Aurora empossou sua nova diretoria para a gestão 2009/2010.
O CL José Antonio Fernandes, agradeceu a todos os companheiros, companheiras, domadoras e filhotes, que durante a sua gestão pode contar com todos na realização dos trabalhos, tanto nas campanhas quanto nas promoções, e em seu discurso disse que eram quatro seus objetivos, dentre eles incluir 12 novos associados e terminar e inaugurar a sede do clube em 10 de outubro de 2008.

“Tivemos varias participações na comunidade, festa das nações, inauguração da sede, campanha de arrecadação SOS Santa Catarina, participação nas festas paroquiais (2 vezes), doações para famílias carentes, posto de vacinação contra poliomelite, arrecadação de medicamentos, campanha contra dengue, almoço Alemão, participação nas festividades do dia da criança, participação na semana do excepcional e Festa Junina. E assim cumprido com todos os objetivos traçados há um ano, sendo possível graças ao empenho de todos e da comunidade. Agradeço também em meu nome e em nome da Cal Renilda, a todos por terem dado vida ao Lema “Integração, Trabalho e Solidariedade”, Conclui o Fernandes.

Em seguida o CL José Antonio Fernandes, e CaL Renilda, passaram o martelo símbolo de sua autoridade ao Presidente eleito CL Oraci T. Miaki e DM Vera, que nominou todos os membros de seu gabinete.

A nova diretoria ficou composta pelo Presidente: Cl Oraci T. Miaki E Dm Vera, Vice Presidente: Cal Sonia L Martelli / Cl Nevio, Secretário: Cl José Francismar Regailo/ Cal Fatima, Tesoureiro: Cl Ary De Oliveira / Dm Lourdes, Diretora Social: Cal Adelaide M. Hubner / Cl Vilson, Diretor De Associados: Cl José Miguel Da Silva / Dm Leila, Diretor De Patrimônio: (Por 03 Anos 2008/2011) Cl José Francismar Regailo/ Cal Fatima, Diretor De Instrução Leonistica: Cl Valdir Wesler / Dm Albertina, Diretor De Esportes E Interação: Cl Joaquim Fernandes Neto, Diretor De Meio Ambiente: Cl Valdir Stefanello / Dm Jaqueline, Diretor De Cultura E Artes: Cl Lucimauro B. Durski / Dm Antonia.
Em seu discurso de posse o Presidente eleito CL Oraci T. Miaki e sua DM Vera, agradeceram a confiança recebida, e definiu como prioridades para a sua gestão a criação de programas que atenda as necessidades sociais, educativas, culturais e artísticos, de esportes e de interação, de conscientização e conservação ambiental.

“A nossa meta é melhorar a visão social do Lions Clube, e fortalecer os laços de amizade e solidariedade entre os integrantes do clube e seus familiares, e convoco a todos os membros deste clube, o seu empenho para o sucesso de todas as atividades. O clube somos nós mesmos, é a nossa cara, a nossa luta, sejamos alegres, otimistas, amigos, solidários, companheiros, esse será nosso clube.” conclui Miaki.

Cafelândia forma Conselho de Desenvolvimento Rural

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o setor rural de Cafelândia, foi criado na quartafeira, 15, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A reunião para formação do conselho aconteceu nas dependências da Associação dos Servidores Municipais de Cafelândia (Asmuca).
Entre os objetivos do mesmo está auxiliar e incentivar as atividades rurais, diminuindo assim o êxodo rural e também estimular a participação dos produtores nas atividades agropecuárias e ações que visam a conservação dos recursos naturais renováveis.

O conselho está representado por vários segmentos do município como o poder executivo, o legislativo, Emater, Rotary, Associação Comercial e Empresarial, Associação dos Estudantes Universitários, Copacol, Coperafa, Associação de Moradores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores, Sindicato Rural Patronal e Sociedade Rural.
O Coordenador de Agricultura, Luiz Aurélio Grígio, destaca que o conselho além de proporcionar uma interação maior com a comunidade, auxilia a administração municipal nas decisões a serem tomadas no setor. “O nosso objetivo aqui hoje é a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O conselho vem para auxiliar a administração municipal no planejamento e nas tomadas de decisão do meio rural, para que ao mesmo tempo a comunidade possa participar, analisando e opinando, e também para que a responsabilidade não caia sempre somente sobre os ombros do prefeito”, enfatiza.
A engenheira agrônoma da Emater local, Vania Rejane Baratto, comenta que com a formação do conselho no município, abrem-se as portas para que Cafelândia tenha representação também em nível regional. “No conselho municipal há várias pessoas trabalhando em conjunto, levando as atividades para frente, acreditamos que deste modo começaremos a organizar de uma melhor forma o nosso setor agrícola”, explica.

Preservação ambiental terá apoio do BNDES

O BNDES vai aprovar nesta terça-feira (14/07), em reunião de diretoria, a criação de uma linha de crédito exclusiva e sem limites para reserva legal. O Código Florestal Brasileiro determina que toda propriedade rural tenha um percentual de sua área destinado à conservação do ecossistema (reserva legal).
A medida deverá criar condições para que mais de 60% dos proprietários rurais regularizem a situação de suas terras, principalmente no bioma amazônico, onde a exigência da reserva legal é de 80% da propriedade na área de florestas e de 35% na região de cerrado. No resto do país, e exigência é de 20%.
Os recursos do BNDES serão destinados principalmente a financiar a aquisição do direito de uso da reserva legal em áreas de terceiros, operação chamada de "compensação".
Ou seja, o proprietário rural que tiver ocupado 100% de sua fazenda com soja ou gado, por exemplo, poderá se enquadrar ao Código Florestal comprando, com recursos emprestados pelo BNDES, uma área de reserva legal de um vizinho, com o compromisso de manter intacta sua cobertura vegetal.

Previsão é de 243,73 milhões de toneladas de soja para safra 2009/10

Relatório de julho do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), com a oferta e demanda mundial de soja para a safra 2009/10, aponta que a produção mundial foi revista para 243,73 milhões de toneladas, contra 241,67 milhões do relatório de junho, indicando estoques finais mais elevados, de 51,02 milhões para 51,83 milhões de toneladas. A relação estoque final/consumo é de 22,3%.
A produção norte-americana foi reajustada para 88,72 milhões de toneladas, ou seja, mais 1,77 milhão de toneladas em relação ao relatório de junho que apontava uma produção de 86,95 milhões de toneladas. Os estoques finais norte-americanos subiram para 6,79 milhões de toneladas. O mercado já tinha absorvido essa tendência. No momento, o que influencia os preços é o chamado "mercado do clima".
Em relação ao Brasil, o Usda manteve a produção estimada em junho, de 60,0 milhões de toneladas.
Quanto à Argentina a produção foi prevista em 51,0 milhões de toneladas. Na segunda-feira, 13, a previsão de clima favorável repercutiu nas cotações do mercado futuro. Com isso, os contratos para julho/09 fecharam a US$ 24,06 por saca, equivalente ao dólar do dia, a R$ 47,64 por saca. Já os contratos para setembro/09 foram negociados a US$ 21,06 por saca, correspondente a R$ 41,71 por saca.

Exportações de suínos cresceram nos últimos meses

As exportações de suínos cresceram 6% de janeiro a junho de 2009 ao comparamos como o mesmo período do ano passado.
A informação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, que participa, daqui a pouco, da posse do novo diretor-presidente Embrapa, Pedro Arraes, onde na sequência será servido churrasco de carne suína aos convidados.

De acordo com Stephanes, o saldo das exportações é positivo. “Além disso, o preço do produto reagiu, ligeiramente, nos últimos 30 dias, o que não significa queda no consumo”, explicou. O ministro disse, ainda, que a Rússia sinalizou interesse em aumentar as cotas de carne suína e que a China quer importar esse produto brasileiro, mas isso seria um assunto a ser tratado no ano que vem.
Febre aftosa Em relação à febre aftosa, Stephanes enfatizou que o governo está atuando junto aos estados e a expectativa é que o Brasil adquira status de livre de febre aftosa com vacinação, em 2010. “A partir daí, mercados que ainda têm restrições ao nosso país, não terão mais”, destacou Café - Para melhorar o preço do café para o produtor, o ministro da Agricultura informou que, na próxima quarta-feira serão realizados mais três leilões de dois milhões de sacas.

Vendas do comércio varejista crescem acima da média

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE o volume de vendas do comércio varejista paranaense cresceu 1,3% em maio, no confronto com o mês de abril, apresentando incremento de 5,7% em relação a maio do ano passado. Em ambos os casos, os resultados são superiores aos registrados pelo comércio varejista do país, cujas vendas avançaram 0,8% em comparação a abril de 2009 e 4,0% em relação a maio de 2008.
No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o volume de vendas do comércio varejista estadual apresentou alta de 4,2%, com destaque para o ramo de equipamentos de escritório, informática e comunicação, que contabilizou significativo crescimento de 137,7%. Nesse mesmo período, o segmento de hipermercados e supermercados registrou elevação de 1,6% nas vendas, enquanto o ramo de combustíveis e lubrificantes atingiu expansão de 5,7%.
Segundo Julio Suzuki, coordenador do núcleo de conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), “os a demanda interna não foi profundamente afetada pela crise, constatando-se impactos mais acentuados sobre as atividades econômicas ligadas ao mercado internacional”.

Cafelândia é vice campeã do 56º Jocop’s 2009


O time de futebol masculino de Cafelândia faturou o vice-campeonato nos 56º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), na última terça-feira, 14. O time do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont esteve representando o município e passou pelas etapas regional, macro regional e na grande final enfrentou o time de Terra Boa, que durante a partida marcou dois gols de pênalti. O jogo terminou em 2 a 0 para o adversário, ficando então Cafelândia com a medalha de prata.
O coordenador de Esportes, Reinaldo Preis, destaca que o esforço dos atletas foi compensador a ponto de afirmar que a prata deste ano teve gosto de ouro. “Eu avalio a atuação do time de Cafelândia de uma forma excelente e digo que realmente essa prata veio com gosto de ouro. Foi uma longa caminhada até chegar a Curitiba e na história do esporte em Cafelândia é a primeira vez que uma equipe chega tão longe. Esses meninos estão se destacando em nível de região e de estado. Com isso todos nós só temos a ganhar”. O coordenador destacou todo o apoio recebido do município através do prefeito Dr. Franus, vice Arlindo e também da secretária de Educação Rozane Pitol e de todos os envolvidos.
O técnico do time, professor Everton Doberstein, destaca que o desempenho da equipe foi satisfatória e que essa edição dos jogos ficará na história da cidade.
A diretora do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Neli Aparecida Rizzoli Moratelli, se mostra entusiasmada e dedica o resultado de forma especial para os pais dos alunos que participaram da competição. “Essa conquista eu dedico aos pais dos atletas que sempre estiveram conosco permitindo que seus filhos treinassem. Acontecimentos como esse elevam o nome do município, o nome do colégio e eu só tenho a agradecer a prefeitura, ao prefeito e a secretária de Educação que sempre que nós precisamos estavam a nossa disposição, cooperando conosco e também a toda a população que acompanhou e festeja com eles”.

Abonos do PIS injetaram R$ 5,2 bilhões na economia

De agosto do ano passado a 30 de junho deste ano, a Caixa Econômica Federal já liberou R$ 5,2 bilhões para 12,7 milhões de trabalhadores, referentes ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS). Segundo a Caixa, o desembolso beneficiou 1,3 milhão de pessoas a mais que no exercício anterior, por causa do aumento do número de empregos nos últimos anos. Foi o maior volume de benefícios já liberados na história do PIS. Mesmo assim, 524 mil trabalhadores com direito ao abono.
Tem direiro ao abono do PIS, todos os trabalhadores que se cadastraram no programa até 2004 e trabalharam pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, entre julho de 2007 e junho de 2008, com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS, recebeu no máximo dois salários mínimos por mês e teve os dados de emprego informados ao Ministério do Trabalho e Emprego.
A Caixa adiantou que vai começar, no dia 11 de agosto, a liberar os recursos para pagamento dos abonos e rendimentos referentes ao exercício 2008/2009, que serão desembolsados até 30 de junho de 2010. O calendário de pagamentos obedece a cronograma com base na data de nascimento do beneficiário.
As liberações começam, em 11 de agosto, pelos trabalhadores nascidos em julho e, com intervalos de uma semana, serão escalonados os meses seguintes, de modo que os aniversariantes de junho tenham seus abonos ou rendimentos disponibilizados a partir de 25 de novembro.

Comissão Pro Implantação

A comissão pro implantação do Instituto Federal do Paraná, no município de Assis Chateaubriand, composta pelo presidente da câmara de Assis Chateaubriand, Dirceu Vieira de Paula, professora Helena da Costa e o empresário Roberto Ferreira da Costa, esteve na tarde desta quinta feira, 09, visitando a prefeitura de Cafelândia. A comissão foi recepcionada pelo secretário de Administração e Planejamento Antoninho Skura e também pelo representante do legislativo, vereador Ivan Bortolucci.
Segundo a professora Helena da Costa destacou “O Objetivo da visita foi informar aos municípios da área de abrangência o andamento do projeto de implantação do instituto, que deverá atender estudantes de 12 municípios da região contribuindo de várias formas para melhorar ainda mais a educação para todos”.

Ação Social de Cafelândia recebe 300 cobertores

A tesoureira da APMI, Lurdes Grigio, a presidente da APMI, Maria de Lourdes de Matia, a secretária de Ação Social, Nilva Franus e a coordenadora de Ação Social, Nema Ana Trento, junto com 300 cobertores recebidos do Provopar de Curitiba que serão distribuídos para famílias necessitadas que estão cadastradas na secretaria. Na oportunidade a secretária Nilva agradeceu ao Provopar pela doação.

Autoridades prestigiam inauguração de ampliação do Clube do Vovô

Momento da inauguração da ampliação do Centro de Convivência do Idoso Araci Zatta, em Cafelândia.
O evento contou com a presença de várias autoridades municipais, como o prefeito Dr. Franus e primeira dama Nilva Franus, vice Arlindo de Matia e presidente da APMI Maria de Lurdes, o presidente da diretoria do Clube do Vovô Rivelino Skura e também do deputado federal Eduardo Sciarra, autor da emenda de R$ 54 mil com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social que juntamente com a contrapartida do município, R$ 47 mil de recursos próprios, proporcionou a edificação da obra.
Também estiveram presentes na inauguração do prédio que conta com mais de 200 m² de obra construída, vereadores e demais membros da comunidade.

Acicaf divulga estatística do SCPC

As estatistícas do Sistema Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgadas pela Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia (Acicaf), tem mostrado a preocupação do empresariado local quanto as inadimplencias. Através da pesquisa do SCPC o empresário além de diminuir riscos procura cada vez mais fazer um negócio mais garantido e lucrativo, levando em consideração que o mais importante, além de agradar o cliente é ter a segurança de que vai receber o valor da mercadoria vendida.
Segundo a associação em 2009 com relação a 2008 foi possivel observar um acréscimo de 28,29% nas reabilitações.
Para o presidente da ACICAF Carlos Eduardo, o resultado se dá devido ao esforço de cada um no sentido de fortalecer a classe empresarial e com isso valorizar ainda mais o cliente que preza pelo bom crédito, beneficiando de uma forma ou de outra os consumidores de nosso comércio. “É por tudo isso que agradecemos aos Associados pelo expressivo Trabalho e União que sentimos à cada dia por parte de cada um”, disse.
Através desta análise, podemos concluir que à cada ano está havendo uma participação maior do associado junto à ACICAF. O aumento na utilização do SCPC em todos os produtos reforça a União entre os associados, ocasionando a redução da inadimplência e contribuindo para fidelização dos clientes, bem como conservar o bom crédito do consumidor.
Conclusão
Acréscimo de 100,59% nas consultas em relação ao mesmo período em 2008, acréscimo de 25,09% nas negativações em relação ao mesmo período em 2008 e acréscimo de 28,29% nas reabilitações em relação ao mesmo período em 2008.

Requião sanciona lei que amplia licença-maternidade

O governador Roberto Requião sancionou nesta terça-feira, 14 a lei n.º 16.176, que amplia em 60 dias a licença-maternidade das servidoras públicas no Paraná, inclusive policiais militares e mães adotivas. Com a mudança, elas poderão se licenciar por seis meses, ao invés de quatro.
Requião determinou que a lei seja retroativa. “Mesmo as funcionárias que estejam terminando a licençamaternidade de 120 dias terão incorporados estes 60”, afirmou.

As servidoras públicas que já estão em licençamaternidade não precisam recorrer à Justiça para ampliar o benefício por mais dois meses, conforme disse a secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon. “Elas podem procurar os setores de Recursos Humanos de seus órgãos, que farão o encaminhamento”, disse Maria Marta.

A cerimônia foi realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com a presença de funcionárias estaduais, deputados e secretários de Estado.
“O cuidado com os filhos é essencial para qualquer sociedade desenvolvida. Os filhos (são o que há de) mais importante que qualquer homem ou mulher possam ter na vida”, salientou.

De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, entre 2006 e 2008 a média anual de concessão de licenças-maternidade nos quadros do Executivo foi de 1,8 mil.
A secretária Maria Marta afirmou que “a ampliação do benefício não vai acarretar acréscimos significativos de despesas”.

OLHO VIVO!

GRIPE
O número de pessoas mortas por influenza A (H1N1) na Argentina chega a 137 e deixa o país em segundo lugar no mundo, atrás dos Estados Unidos, com 211 mortes, e em terceiro, o México, com 124 mortes.
De acordo com o Ministério da Saúde da Argentina, uma das áreas mais atingidas pela doença é a cidade de Buenos Aires, onde 1.008 casos foram confirmados e 11 pessoas morreram. A maioria dos infectados (14,9%) tem idade entre 5 e 9 anos.
O governo da Argentina convocou os ministros da Saúde do Brasil, do Chile, do Uruguai, do Paraguai e da Bolívia para participar hoje (15) de uma reunião que unifique estratégias de combate contra a gripe suína.

PROPOSTA REJEITADA

A Comissão de Agricultura do Senado rejeitou proposta de enquadrar como crime hediondo as invasões de propriedades rurais a fim de pressionar o governo a promover a reforma agrária. O texto foi resultado dos trabalhos da comissão parlamentar mista de inquéritos (CPMI) que investigou as invasões de terras no país.
O entendimento do relator Delcídio Amaral (PT-MT) é de que “a matéria busca tornar crime as ações de participantes de um movimento social”. O entendimento dos senadores da comissão é de que a legislação brasileira já prevê punições para essas ações políticas.

14 de julho de 2009

Cafelândia inaugura ampliação do Clube do Vovô


Foi inaugurada neste sábado, 11, a ampliação do Centro de Convivência do Idoso Araci Zatta, o Clube do Vovô. O evento contou com a presença de várias autoridades municipais, como o prefeito de Cafelândia Dr. Estanislau Mateus Franus, e também do deputado federal Eduardo Sciarra, autor da emenda de R$ 54 mil com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social que juntamente com a contrapartida do município, R$ 47 mil de recursos próprios, proporcionou a edificação da obra.

A primeira dama e secretária de Ação Social Nilva Franus, o vice prefeito Arlindo de Matia e a presidente da APMI, Maria de Lurdes de Matia, o presidente da diretoria do Clube do Vovô, Rivelino Skura, vereadores, servidores municipais e a comunidade em geral também se fizeram presentes na inauguração do prédio que conta com mais de 200 m² de obra construída. O prédio tem o objetivo de atender toda a comunidade de Cafelândia, especialmente as pessoas que participam dos programas sociais, do Clube do Vovô e Clube da Terceira Idade.

O prefeito, Dr. Estanislau Mateus Franus afirma estar satisfeito por ver a obra concluída. “O Centro de Convivência do Idoso é o lugar onde as pessoas da terceira idade podem se encontrar, realizar suas reuniões, participar das aulas do projeto Ser Ativo com o comando do professor Fábio Lima. É um espaço para jogos, reuniões, enfim, é um espaço bem mais amplo. Praticamente se dobrou o tamanho do prédio e nós ficamos felizes por poder contribuir para isso. De uma soma de esforços entre o deputado federal Eduardo Sciarra e o município, nós conseguimos realizar essa ampliação que com certeza servirá a nossa população.”

O presidente da diretoria do Clube do Vovô, Rivelino Skura, comenta que as pessoas que estão na terceira idade trabalharam muito pelo município e merecem agora um local para o seu lazer. “Para nós realmente é uma grande satisfação ter uma obra como essa entregue. Uma forma de agradecer a tudo que as pessoas da terceira idade já fizeram por nosso município é proporcionando um conforto como esse. O salão que nós tínhamos já era bom e agradável e agora ficou ainda mais amplo e confortável.”

O deputado federal Eduardo Sciarra destaca que se sente alegre em estar novamente em Cafelândia e ver a obra concluída. “É sempre uma alegria voltar à Cafelândia, principalmente por um motivo nobre como esse que é a inauguração desse espaço, dessa ampliação do Centro de Convivência do Idoso Araci Zatta, que foi uma reivindicação de longo tempo. Fico feliz de voltar aqui hoje vendo a obra pronta com o uso adequado não somente pelo grupo da terceira idade mas também pela Ação Social do município”, conclui.

13 de julho de 2009

Prefeitura entrega mais de R$ 300 mil em equipamentos

O bom direcionamento das ações do poder executivo de Nova Aurora, que cumpre à risca o que determina a lei de responsabilidade fiscal (101/2000), possibilita o bom relacionamento entre município e União. Provo disso, foram os investimentos feitos pelo município, na retroescavadeira e na patrulha mecanizada, entregue na segunda-feira, 06, pelo deputado federal Dilceu Sperafico ao município.
No total foram aplicados em ambos os equipamentos a cifra de R$ 304 mil.
Em seu discurso o representante do governo federal, disse que se sentiu honrado em estar mais uma vez no município participando de entregas que contemplam os produtores rurais, até porque esta é uma de suas bandeiras na Câmara federal.“No ano passado estive aqui entregando um caminhão esparramador de dejetos suínos e pulverizador. Não venho muito ao município, mas quando me proponho a vir, venho participar de entregas ou inaugurações de investimentos que busco através de minha atuação na Câmara federal”, conclui o deputado.
O prefeito Pedro Leandro Neto, enfatiza o trabalho do deputado Sperafico que tem sido um parceiro do município, e buscado através de sua liderança recursos que contemplam os produtores rurais de Nova Aurora. “Esta não é a primeira vez que o município é contemplado através de emenda do Sperafico, já fomos beneficiados em outras ocasiões, e desta forma nós o agradecemos por mais uma vez ter sido sensível com as nossas causas”, disse o prefeito.

Patrulha Mecanizada
Neste sábado, 11, é a vez dos produtores rurais da comunidade Alto Igauçúzinho receber a patrulha mecanizada, adquirida pelo município através de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Almeida. Além de um trator 88 CVs, os produtores da comunidade irão receber um plantio direto sete linhas. A cerimônia de entrega do equipamento será realizada na prefeitura municipal as 8h30mim com a presença do prefeito Pedro Leandro Neto e deputado federal Marcelo Almeida.

Polícia cumpre 5 mandados em Cafelândia

A Policia Militar de Cafelândia juntamente com a 4ª Companhia da PM com sede em Corbélia e o Pelotão de Choque de Cascavel, realizou na ultima semana uma operação antidrogas que reuniu 31 policiais. A operação comandada pelo Capitão Teixeira, teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão onde três tiveram êxito. Deste foram apreendidos 12 pedras de craque prontas para negociação e mais uma bucha de craque que daria para fazer mais 60 pedras.
Também foi apreendido um revolver calibre 38 da marca Tauros e foi recuperado uma moto. Durante a operação a polícia prendeu duas pessoas com as iniciais E.M e A.C. Ambos os materiais, drogas e pessoas foram encaminhados para Corbélia.

Foto Legenda


O Prefeito de Cafelândia Dr. Franus e o Presidente do Legislativo Valdecir Vizzotto visitaram recentemente as obras de pavimentação poliédrica da comunidade do Central Santa Cruz.

Saúde alerta sobre prevenção e cuidados com gripe A (H1N1)

Preocupada com a disseminação da gripe A, a secretaria de Saúde de Cafelândia está alertando a população local sobre as formas de prevenção e como a comunidade pode identificar o aparecimento da doença. Já chega a quase mil casos suspeitos de pessoas infectadas com a influenza A ocasionada pelo vírus (H1N1) em todo o país.
Em Cafelândia não existe nenhum registro de casos suspeitos, porém, devido ao grande fluxo de pessoas de todas as regiões os profissionais de saúde procuram esclarecer ao máximo a população.
A secretaria de Saúde, Cátia Hellmam, participou de uma reunião na 10ª Regional de Saúde de Cascavel recentemente para discutir estratégias de combate da nova gripe e recebeu novas recomendações.
Catia comentou que a cada dia surgem protocolos novos e por isso a Secretaria precisa estar sempre atualizada para melhor atender a comunidade. Entre os principais cuidados para evitar a contaminação do mesmo está a higiene com lavagem das mãos, pois ao se cumprimentarem as pessoas transmitem bactérias e vírus e quando a outra pessoa passa a mão no rosto ou boca, sem antes ter lavado, acaba se contaminando.

ORIGEM
A Médica Veterinária, Ângela Idalia Sovinski, explicou que ainda não se sabe ao certo a origem dos primeiros contágios. Ela ressaltou que o vírus está sempre sofrendo mutações para sobreviver no meio onde está. Desta mutação e recombinação de um vírus existente geralmente em suínos é que surgiu esta nova gripe. Ângela lembrou que a ingestão de carne de porco não trás nenhum malefício a saúde humana e que pode ser consumida normalmente.
O vírus H1N1 possui alta disseminação com letalidade de cerca de 1% das pessoas infectadas, um nível considerado baixo pelos profissionais de saúde. Os sintomas da nova gripe são semelhantes aos da gripe comum sendo o aparecimento de febre intensa, letargia, falta de apetite e tosse.
O Paraná tem 35 casos confirmados no Estado, distribuídos em dez regionais de Saúde. Outros 385 casos suspeitos e em monitoramento aguardam os resultados dos exames laboratoriais e 137 já foram descartados.

Corbélia sediou 1º Seminário da Cultura e das Artes

O 1° Seminário da Cultura e das Artes Regionais da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) foi realizado em Corbélia entre os dias 29 de junho e 03 de julho de 2009.
O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Corbélia, a Secretaria de Educação e Cultura, a Extensão da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e a ACEO.
O evento teve como objetivo levar formação e capacitação aos educadores e gestores culturais. Professores não só do município, mas de várias cidades que compõem a Amop participaram. Representantes de Anahy, Braganey, Cascavel, Campo Bonito, Guaíra, Mercedes, Nova Aurora, Santa Terezinha do Itaipu, Terra Rocha e Toledo, estiveram presentes.
Durante esses dias, cerca de 170 pessoas, participaram nas diversas atividades que foram realizadas em todos os turnos, tais como oficinas de capacitaçã, e palestras.
Segundo a secretária de Educação de Corbélia Josiney Terezinha Fravetto Barbosa, o evento proporcionou, não só aos professores como também a comunidade, a visão do que é cultura e arte, “podendo assim ser colocada nas escolas e na vida das pessoas”.

Equipe de Futebol participa de competições regionais

Os incentivos na área do esporte é uma constante no atual governo de Nova Aurora.
A comprovação do trabalho voltado a este setor pôde ser observada, na 23ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), na etapa disputada em Foz do Iguaçu, no final do mês passado, a qual o futsal do município ficou com a 2ª colocação, garantido assim vaga para a etapa final dos jogos que serão disputados em Umuarama no final do mês de setembro.
Já no futebol, a equipe do Dena, segue no campeonato da liga de Goioêre com a equipe juniores, que joga neste domingo (12), na cidade de Araruna contra ao time da casa. O jogo vale a 1ª colocação da chave, que dá direito a equipe vencedora fazer o segundo jogo das semifinais em casa.
Campeonato de futebol da Amop - O campeonato de futebol que está sendo organizado pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), vai contar coma participação de 32 equipes divididas em oito chaves com quatro equipes.
Além do time do Departamento de Esportes de Nova Aurora (DENA), estão na mesma chave, as equipes de Iracema do Oeste, Formosa do Oeste e Jesuítas. A estréia será contra o time de Formosa no dia 02 de agosto, na casa do adversário.
De acordo com o diretor de Esportes, professor Osmar de Carvalho, o elenco será formado somente com jogadores do município. Segundo ele, a idéia é aproveitar alguns atletas do time júnior, pois só assim eles poderão adquirir experiência e desta forma podem se preparem para competições futuras.

Alunos de Administração de ITDE concluem 1º módulo

Dos oito módulos para se concluir o curso de administração pelo Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE), os alunos do curso em Nova Aurora, foram certificados na noite desta quarta-feira pela conclusão do 1º módulo. O ITDE certificou 17 alunos que freqüentam as aulas na nova sala, que fica anexa a secretaria municipal de educação.
De acordo com a monitora, professora Zilene de Carvalho, a cada módulo concluído os alunos recebem o certificado, mas somente no final do curso, após o 8º módulo, é que os mesmos recebem o diploma de conclusão, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), através da portaria 1.172 de 28 de julho de 1999.

Novos veículos vão repor os leiloados

Com o objetivo de fazer em parte a reposição da frota de veículos do município, a administração de Nova Aurora promoveu na última sexta-feira, 03, o leilão de veículos usados da frota municipal.
Pelo sistema maior lance, três dos cinco veículos que constavam na lista para serem leiloados foram arrematados pelos interessados.
Cerca 10 de pessoas interessadas participaram da concorrência para adquirir os veículos. No total a soma dos valores dos carros vendidos, rendeu aos cofres do município a quantia de R$ 23.040,00 (Vinte e três mil e quarenta reais).
De acordo com o prefeito Pedro Leandro Neto, tal medida se fez necessário devido aos veículos estarem com certo tempo de uso, o que além de acarretar num alto custo de manutenção, não oferece a mesma segurança que um veículo mais novo.
Segundo o prefeito com o montante arrecado, o município vai se somar a outros valores e adquirir carros novos, que possam atender a demanda existente a um custo menor e com mais segurança. “Sempre prezamos pela qualidade, além de segurança e economia, com novos veículos, iremos oferecer mais conforto tanto aos nossos motoristas como as pessoas que precisarem ser transportas”, concluii.

CMDR realiza conferência rural

Nos últimos meses o município de Nova Aurora tem realizado diversas conferências em variados setores. A próxima conferência será realizada no dia 15 e vai discutir as questões rurais.
O evento será realizado no centro cultural e recreativo municipal, com início previsto para as 13h30mim. A Conferência Rural é uma realização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), juntamente com o poder público municipal.
O evento vai apontar 10 propostas, que após aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Regional, a qual deverá contar com a presença de quatro representantes do município. A Conferência regional terá como foco principal a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural.
Para Geninho Roberto Valcarenghi, chefe de gabinete da prefeitura municipal de Nova Aurora, A realização desta e das demais conferência é muito importante para toda a comunidade local. “È de suma importância a participação da sociedade na elaboração das propostas, tendo em vista que as 10 mais aceitas serão aprovadas no evento regional”, explica Geninho.

Nova ponte facilita acesso de produtores rurais

A preocupação da administração municipal de Nova Aurora com os produtores rurais, não se restringe somente em estradas em boas condições de trafego, mas sim em outras questões. Estrada em boas condições, é primordial, mas é necessário que as pontes sobre os riachos que cortam o município e fazem à ligação das estradas precisam oferecer acima de tudo segurança aos usuários, e está é outra preocupação da administração municipal.
Nestá semana, a equipe de obras da prefeitura conclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Boicota, na estrada que faz a ligação da estrada da Usina, com uma vicinal que atende diversos produtores rural, incluindo a propriedade da família Schumann.
De acordo com o produtor Ailton Schumann, há cerca de um ano já não era possível utilizar a estrada devido a ponte não oferecer segurança, tendo em vista o tráfego de caminhão, e máquinas agrícolas em épocas de plantio e colheita. “Agradecemos a administração municipal por ter se sensibilizado como nosso problema. Agora podemos escoar nossa produção com segurança, pois a nova ponte é bastante reforçada, até porque a cabeceiras são de concreto”, comemora o produtor.
Segundo o prefeito, já foram 16 novas pontes construídas na sua gestão, e nos próximos dias mais outras três novas serão construídas, sendo duas na região Palmitópolis e uma na região de Marajó. “Estamos viabilizando oportunizando meios para fortalecer ainda mais a permanência do produtor na atividade”, conclui o prefeito.

Karatecas de Cafelândia recebem certificado de troca de faixas

Cerca de 38 karatecas de Cafelândia receberam na última semana o certificado e faixa de exame realizado recentemente. Participaram da solenidade esportistas do projeto PETI, Novo Horizonte, Fundação, Academia Boa Forma e da Associação Esportiva e Recreativa dos Funcionários da Copacol (Aercol).
O processo seletivo classificatório para troca de faixas foi realizado recentemente sob a coordenação do presidente da Federação Paranaense de Karatê Interestilo, Dirceu Dutra Martins.
Para o prefeito Dr. Franus o mais importante é a disciplina dos atletas que na ocasião trocaram de faixa. “A disciplina não é apenas lutar e desenvolver o Karatê para ser campeão, a disciplina é para a vida. Parabéns ao professor e a todos que desenvolvem este esporte, estamos muito felizes em participar deste projeto através desta parceria entre Aercol, Academia Boa Forma e município”, disse.
O Professor de Karatê, Vanderley parabenizou os atletas pelo exame de faixa e ressaltou que “estamos formando primeiramente cidadãos e depois sim formar um atleta”.
O presidente da Aercol, José Meurer ressaltou que a associação sempre está empenhada em realizar parcerias em beneficio ao associado. “Esse é um esporte que está sendo levando a frente pelo terceiro ano consecutivo através do diretor de esporte Carli e do professor Vanderley. O Karatê é disciplina e não apenas luta, e desta forma o que depender da diretoria da Aercol nós estaremos sempre apoiando este tipo de esporte”, ressaltou.

Super Colli realiza sorteio de veículo 0Km

Foi realizado no último sábado, 04, no Super Colli o sorteio da Super Promoção, Super Prêmio, Super Colli que teve como prêmio um veículo Uno Mille Fire Flex 0Km. O ganhador do sorteio foi Carlito Marcelino morador da Rua Ivo Trento, no Multirão 6 de Cafelândia.
“Me sinto muito feliz por ter ganhado esse carro, sempre acreditei que poderia ganhar e hoje estou aqui vindo buscar o meu prêmio”, frisa Carlito.
Segundo o proprietário do Super Colli, Valter Colli, “a promoção como foi de se esperar correu tudo perfeitamente e foi um sucesso, fizeram aumentar as nossas vendas e hoje estamos muito felizes de ter entregado o prêmio para o ganhador”.



Ocepar, Sicredi e Unimed promovem Prêmio Jornalismo

Prêmio Ocepar de Jornalismo, que acontece pelo sexto ano consecutivo, oferecerá um total de R$ 51 mil para os melhores trabalhos

Pelo segundo ano o Sistema Ocepar-Sescoop/PR, em parceria com a Sicredi Paraná, Federação Unimed Paraná e cooperativas, lança o Prêmio Ocepar de Jornalismo em diversos eventos regionais no Estado. A primeira cidade foi Curitiba, na sexta-feira (3/7), na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com a presença de 20 profissionais de imprensa e dirigentes cooperativistas. Durante esta semana serão realizados outros oito eventos nas principais cidades paranaenses.

O Prêmio Ocepar de Jornalismo, que acontece pelo sexto ano consecutivo, oferecerá um total de R$ 51 mil para os melhores trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa, além de dois prêmios extras nas Categorias: Especial Ramo Crédito e Especial Ramo Saúde.

"Cooperativas: desenvolvimento sustentável com produtos e serviços de origem garantida" é o tema escolhido neste ano, que visa mostrar as principais iniciativas realizadas pelas cooperativas em seus diversos ramos que dão sustentação à economia, gerando emprego e renda e com produtos e serviços de qualidade garantida, além de serem genuinamente paranaense.

“Todo e qualquer cidadão que compra um produto ou utiliza um serviço prestado por uma cooperativa, está contribuindo também de forma direta para que toda uma cadeia produtiva seja fortalecida, gerando emprego, distribuindo renda dentro do nosso estado. Afinal, toda riqueza gerada por nossas cooperativas circulam na economia de nosso estado e aqui permanecem. Em 2008, as cooperativas do estado distribuíram aos seus cooperados cerca de R$ 750 milhões em sobras e gerou aproximadamente 1 milhão e 250 mil postos de trabalhos”, lembra o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Crescimento - "O setor cooperativista vem crescendo de forma organizada no Paraná, tendo um importante papel econômico e social. Atualmente, as cooperativas respondem por 18,5% do PIB paranaense e por 57% do PIB da agricultura. No entanto, apesar dos benefícios que proporciona, como a geração de empregos e dinamização da renda em diversos municípios, de uma forma geral, o cooperativismo ainda é pouco conhecido pela sociedade. Por isso, é importante incentivar e valorizar o trabalho da imprensa, para que cada vez mais pessoas conheçam o setor", disse.

O presidente do Sistema Ocepar-Sescoop/PR, João Paulo Koslovski lembra que o Prêmio Ocepar de Jornalismo conta mais uma vez com o apoio do Sicredi Paraná e Unimed Paraná e tem como objetivo incentivar a produção de reportagens jornalísticas sobre os valores e benefícios do cooperativismo para a sociedade. "Hoje, de uma população pouco mais que 10 milhões de paranaenses, mais de 2,1 milhões se beneficiam diretamente da atuação das cooperativas, que no ano passado movimentaram R$ 18,5 bilhões. Recursos esses que geraram emprego, renda no campo e nas cidades e melhor qualidade de vida e que acabam sendo importantes geradoras de notícias para a mídia local, estadual e nacional", frisa.

Eventos regionais – Nesta semana serão realizados lançamentos regionais reunindo profissionais de imprensa em Ponta Grossa (7/7), Apucarana (7/7), Maringá (8/7), Campo Mourão (8/7), Palotina (9/7), Cascavel (9/7), e ainda Pato Branco (10/7) e Guarapuava (10/7). O regulamento e demais informações pode ser obtidas no site: www.ocepar.org.br. ou pelo telefone (41) 3200-11150. (Fonte: Sistema Ocepar-Sescoop/PR)

CTG Chão Sagrado faz apresentações na região

Recentemente os participantes do CTG Chão Sagrado de Cafelândia estiveram se apresentando em cidades da região. Entre elas na Faculdade Assis Gurgacz (Fag) e também no 3º Festoarte em Toledo.
O Patrono do CTG Clari Hanauer, ressaltou a importância destas apresentações regionais, uma vez que desta forma é possível adquirir experiências e também levar o nome de Cafelândia e do CTG para outras localidades.
Durante a apresentação no Festoarte a Invernada Artística, com dança típica gauchesca ficou em 7º na pontuação artística B. Clari agradeceu aos participantes pelo empenho e deu boas vindas ao novo professor Eduardo do CTG Estância Colorada de Cascavel.
O patrono também complementou que já estão ensaiando tradicionalistas para participar na categoria mirim com ensaios todos os domingos a partir das 15 horas.



Corbélia participa do PNC em Faxinal do Céu

Entre os dias 22 e 26 de junho, o agrônomo Paulo Giacomeli, o diretor do Meio Ambiente Nailor Zanette, o vereador Marcio Wentz e o secretário executivo Marcio Marafon estiveram em Faxinal do Céu participando do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC).
Juntamente com representantes de 90 municípios que também integram a bacia do rio Piquiri e Paraná II, e que foram com a finalidade de buscar a capacitação para o desenvolvimento de projetos na área ambiental e consequentemente ter uma integração com experiências de outros municípios, acompanharam palestras, oficinas e apresentaram no evento o projeto piloto de recuperação da microbacia do rio rancho mundo,além de outras varias ações ambientais que são desenvolvidas na cidade.
O grupo de Corbélia, teve ainda um encontro com o secretário de Estado do Meio Ambiente Lindisley Rasca Rodrigues que palestrou e teceu muitos elogios, aos planos ambientais elaborados no município. “Voltamos com muitas idéias e uma delas para fortalecer as ações ambientais, referem-se à criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal, para criarmos o fundo municipal do meio ambiente, além disso, também proceder na elaboração de projetos de captação de recurso para o mesmo”, afirmou o diretor do Meio Ambiente Nailor Zanette.

BB libera R$ 10 milhões para agricultura familiar

As agências do Banco do Brasil no Paraná já liberaram R$ 10 milhões de recursos de custeio e investimento para safra 2009/2010 destinada à Agricultura Familiar do Estado.
Segundo o Gerente de Agronegócios do BB, Cezar de Cól, neste ano o lançamento da safra foi antecipado, possibilitando que os sistemas do banco estivesses preparados desde 1º de julho para a liberação do crédito. Ele disse que a estratégia é contratar todo o custeio da safra da Agricultura Familiar, inicialmente previsto em R$ 1 bilhão, até 15 de outubro.
Se houver demanda, esse valor poderá ser maior. “O banco possui os recursos prevendo esse aumento”, explicou. Na safra anterior, o BB liberou R$ 695,9 milhões para o Paraná aplicar no custeio da lavoura.
Para investimento, foram R$ 369,8 milhões, totalizando R$ 1, 065 bilhão.

UNICA realiza 1º Seminário de Leitura Comparada

Ocorreu nos dias 06 e 07 de julho, nas dependências da Faculdade UNICA, o 1º Seminário de Literatura Comparada, abordando as obras de Eça de Queiroz e Clarice Lispector. O evento, coordenado pelo professor Auri de Oliveira, teve a finalidade de aprimorar o conhecimento literário adquirido pelos alunos do 3º ano do curso de letras, iniciado em 2007. Foram estudadas as obras, os períodos literários e assistidas às adaptações cinematográficas de "O Primo Basílio" e "A hora da Estrela".
(Foto: Professor Neri Dariva Coordenador do Curso de Letras, o Professor Auri de Oliveira e os alunos participantes do seminário)